quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CAPACITAÇÃO AMBULATÓRIO ANTITABAGISMO - FSL, USP ICB5, FACIMED, UNIR












 Durante a extensão universitária, ocorrida em julho deste ano no ICB-5-USP em Monte Negro, foi  realizado um levantamento dos pacientes atendidos no AMBUSP, onde 100% dos fumantes entrevistados manifestaram o desejo de parar de fumar. Porém, não sabiam que existe auxilio médico para tal. A partir destes dados, acadêmicos dos cursos de Medicina tiveram a idéia da implantação de um serviço para o controle do tabagismo. O projeto foi elaborado durante a extensão, e por quase três meses, através de um trabalho intenso e com a ajuda de um grande número de acadêmicos, este novo ambulatório no interior de Rondônia é uma realidade. Estão sendo montados grupos compostos de 5 acadêmicos de medicina membros da União Rondoniense dos Acadêmicos de Medicina (FSL , FACIMED, FIMCA e UNIR) e mais dois acadêmicos, sendo um do curso de Psicologia e um de Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes - RO (FAEMA). As reuniões irão acontecer semanalmente até dezembro e depois, com prosseguimento mensal. No dia 17/09/11 a primeira equipe se deslocou a Monte Negro onde obtivemos o primeiro contato com os pacientes . Tratou-se de uma sessão aberta em que foi apresentado o intuito do projeto. De acordo com o cronograma, no dia 31/10/11 ocorrerá a consulta médica e após a mesma serão realizadas reuniões todo final de semana até dia 10/12/11. Para as reuniões, conta-se com uma capacitação realizada pelo Estado com profissionais que receberam treinamento no INCA (Instituto Nacional do Câncer) com sede no Rio de Janeiro
Durante a implementação deste ambulatório deparou-se com diversos obstáculos, desde políticos a administrativos, porém, devido ao esforço conjunto dos médicos em formação e de nosso professor Dr. Luís Marcelo Aranha, com apoio da Prefeitura de Monte Negro, os obstáculos estão sendo superados.
Contamos com o apoio da Faculdade São Lucas, URAM (União Rondoniense dos Acadêmicos de Medicina), ICB-5-USP, Prefeitura de Monte Negro onde a Secretaria de Saúde do município nos fornecerá os medicamentos necessários para o tratamento, Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia e também com a participação de acadêmicos do curso de Psicologia e Enfermagem da (FAEMA), e seus respectivos professores que devem auxiliar no apoio psicológico e atendimento médico a estes pacientes.
O intuito da URAM é tratar os pacientes do interior, implantar um ambulatório piloto e capacitar os futuros profissionais da área da saúde de Rondônia.
Os acadêmicos membros da URAM interessados em participar desta conquista, devem entrar em contato através dos e-mails:
Sejam Bem-vindos.


REPRESENTANTE DA FACIMED NO PROJETO AMBULATÓRIO ANTI-TABAGISMO E ESCRITORA DO BLOG - JULIANA AGUIAR LEDUR 6º SEMESTRE MEDICINA FACIMED.;



DIVULGAÇÃO DO PROJETO NO SITE DA URAM



















CAPACITAÇÃO REALIZADA NA CIDADE DE PORTO VELHO-RO  DIA 24/10/2011

  PALESTRA REALIZADA PELAS REPRESENTANTES DO GOVERNO NO PROJETO  "RONDÔNIA  SEM FUMO"
LOCAL: FACULDADE DE SÃO LUCAS
REPRESENTANTE FACIMED: ACADÊMICA JULIANA AGUIAR LEDUR
 Palestrantes: Enfermeira Cremilda Queiroz da Silva - Coordenadora Estudual do Projeto Rondonia Sem Fumo.








                                                              Prédio da São Lucas


                                                                           Unir....






Dia 31 tem mais pessoal... até ....