sábado, 4 de julho de 2009

Primeiro Semestre....



Bem,

O primeiro semestre de medicina é como o primeiro beijo, a gente sempre planeja, imagina como seja, treina a
mente para o momento, mas nunca é como esperávamos.
As primeiras dificuldades, ou
melhor,
desafios, conhecer os colegas, as matérias, os professores, os autores e livros a serem lidos....

Vamos as matérias:
  • Introdução à Atenção Básica I
  • Anatomia I
  • Bioquímica
  • Biologia Celular e Molecular
  • Saúde e Sociedade
  • Bioética
  • Metodologia Científica

-As matérias mais interessantes foram: (em ordem)- Anatomia,
Biologia e Bioquímica.

-As matérias mais difíceis, Bioquímica, Anatomia e .....METODOLOGIA (por incrível que parece... mais tarde explico o porquê)

-As matérias mais chatas- Metodologia, Saúde e Sociedade e
Introdução á Atenção Básica.

-Os Piores professores: .... bem, este assunto também fica pra mais tarde... já que ainda não inventei codinomes pra eles...


A maior dificuldade do primeiro semestre é aprender a estudar. Sempre fui uma pessoa muito estudiosa e sempre gostei muito de ler. Tenho que admitir que nunca li tanto em toda a minha vida e realmente é impressionante o que podemos aprender em tão pouco tempo (um semestre).

No momento estamos em férias, vinte dias apenas, e daí em Agosto começa o segundo semestre.

Neste momento passa pela minha cabeça a imensa quantidade de informações que aprendemos, como por exemplo, em Anatomia. Estudamos Tórax, Abdome, Pelve e Períneo e Dorso, tudo no detalhe do detalhe, ou seja, quando alguém fala "pulmão" para mim, vem imediatamente a imagem tridimensional dos dois pulmões, direito e esquerdo, cada qual com suas características próprias como por exemplo, no direito temos 3 lobos, artéria pulmonar e brônquio mais central, enquanto as veias pulmonares são periférias . Já no esquerdo, temos 2 lobos, uma única artéria pulmonar grande e um único brônquio grande central, enquanto as veias pulmonares também ficam na periferia. Essas diferenças tão evidentes nos livros e atlas mas tão complexas na prática. Na terceira prova prática, esqueci das luvas, eram 25 peças, e lá pelas tantas, lá estava ele (o pulmão). Cerca de trinta segundos para avaliar
em qual dos pulmões estava (se direito ou esquerdo) e que bendita parte era aquela que estava enfiado o alfinete. Nos primeiros 15 segundos consegui identificar que era o direito, mas ainda estava em dúvida se era artéria pulmonar ou brônquio. Então vendo que o Professor Savalla (codinome em homenagem
ao Palhaço Carequinha
- http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Savalla_Gomes) estava prestes a dizer "roda", palavra chave para mudarmos de peça, em um ato de desespero para identificar o que estava alfinetado eu enfiei os dedos e pude, finalmente, perceber que a parte da peça era uma "artéria pulmonar do pulmão direito" já que não era "durinho" como os brônquios os são.
A propósito, o Professor Savalla provavelmente será nosso professor novamente, para a infelicidade geral da nação..... Pense em alguém que não ensina absolutamente nada, nem nas aulas práticas, nem nas teóricas... e depois cobra TUDO...

Falando (mal) dos professores, temos também o Professor Pe. Quevedo de Bioética e Metodologia. Bem, algo não podemos negar: O cara é um gênio. Porém, contudo, entretanto e todavia.... "pegou" nojo e ódio da nossa turma e absolutamente (ferrou) dificultou ao máximo as avaliações e aulas ....
Outro professor que não colaborou nada para o aprendizado em aula foi o PROF. INHONHO, Bioquímica.
Se dependesse dele só saberíamos o que são sistema-tampão, carboidratos, lipídios e proteínas. Essa foi a "base" de bioquímica que tivemos.

Mais um, na verdade, uma para finalizar a lista dos maus professores, a PROF. CrEUSA, com "r" e não Cleusa, com "l" que seria o mais comum. Tão sem graça quanto o nome, suas aulas de Atenção Básica não passaram de "enchessão de linguiça".


Não podemos esquecer do PROF. MARCIANO, que deu apenas 3 capítulos (20 páginas) durante todo o semestre....

Agora que as orelhas dos profs já estão quentes, vamos falar dos bons professores... na verdade temos um Excelente professor de Anato, o PROFESSOR DRÁUZIO (codinome em homenagem a Dráuzio Varella - http://pt.wikipedia.org/wiki/Drauzio_Varella), além da experiência ele tem a didática e paciência de explicar mil vezes a mesma coisa, se for necessário. Também o PROF. MARGARIDA (codinome inspirado no Juiz Margarida) é um bom professor.


Enfim, apenas do livro "Anatomia orientada para clínica", de Keith Moore (a propósito, excelente livro, explicativo, bem fácil de aprender) foram exatamente 443 páginas.Isso mesmo, quatrocentos e quarenta e três páginas. Confesso que quando peguei o livro na biblioteca pela primeira vez, achei que ele iria me acompanhar nos seis anos do curso. Para minha surpresa, chegamos na metade dele. E o restante da matéria (pescoço, cabeça, membros superiores e inferiores ) serão para o próximo semestre, isto é, até novembro. Apavorante, não? Sendo que teremos umas matérias cabulosas como, a famigerada Neuroanatomia,que já está fazendo eu perder o sono.


Neste primeiro semestre, vários dos meus cinquenta colegas desistiram, alguns transferiram (graças)e outros ainda ficaram em dp, principalmente em Anato. Muitos colegas brigaram, ficaram e ainda formaram as chamadas "panelas" e comigo não poderia ser diferente. Os membros do meu grupo serão apresentados aos poucos, um a um, cada qual com suas características especiais. Estou muito feliz com eles. A princípio irei chamá-los de "Quinteto Fantástico", pois cada um tem um "poder" específico, igual ao filme. Ainda estou pensando nos codinomes de cada um... portanto aguardem.
Bem, até a próxima.

Haaa.. ia esquecendo...

"QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA."






Bem vindos!!


Queridos leitores,

Este blog tem o objetivo de mostrar o mundo dos estudantes de medicina, com todas as alegrias, tristezas, dificuldades e desafios.
Também postarei dicas, games e outras coisas interessantes para todos os futuros médicos...

Para ser mais realista e poder contar todos os detalhes sórdidos, substituirei alguns nomes.

O que posso dizer é que estou no segundo semestre de Medicina, em uma Faculdade no Norte do país. Espero poder ajudá-los a tornar o caminho até a formatura um pouco mais leve. Abraços....