sábado, 4 de julho de 2009

Primeiro Semestre....



Bem,

O primeiro semestre de medicina é como o primeiro beijo, a gente sempre planeja, imagina como seja, treina a
mente para o momento, mas nunca é como esperávamos.
As primeiras dificuldades, ou
melhor,
desafios, conhecer os colegas, as matérias, os professores, os autores e livros a serem lidos....

Vamos as matérias:
  • Introdução à Atenção Básica I
  • Anatomia I
  • Bioquímica
  • Biologia Celular e Molecular
  • Saúde e Sociedade
  • Bioética
  • Metodologia Científica

-As matérias mais interessantes foram: (em ordem)- Anatomia,
Biologia e Bioquímica.

-As matérias mais difíceis, Bioquímica, Anatomia e .....METODOLOGIA (por incrível que parece... mais tarde explico o porquê)

-As matérias mais chatas- Metodologia, Saúde e Sociedade e
Introdução á Atenção Básica.

-Os Piores professores: .... bem, este assunto também fica pra mais tarde... já que ainda não inventei codinomes pra eles...


A maior dificuldade do primeiro semestre é aprender a estudar. Sempre fui uma pessoa muito estudiosa e sempre gostei muito de ler. Tenho que admitir que nunca li tanto em toda a minha vida e realmente é impressionante o que podemos aprender em tão pouco tempo (um semestre).

No momento estamos em férias, vinte dias apenas, e daí em Agosto começa o segundo semestre.

Neste momento passa pela minha cabeça a imensa quantidade de informações que aprendemos, como por exemplo, em Anatomia. Estudamos Tórax, Abdome, Pelve e Períneo e Dorso, tudo no detalhe do detalhe, ou seja, quando alguém fala "pulmão" para mim, vem imediatamente a imagem tridimensional dos dois pulmões, direito e esquerdo, cada qual com suas características próprias como por exemplo, no direito temos 3 lobos, artéria pulmonar e brônquio mais central, enquanto as veias pulmonares são periférias . Já no esquerdo, temos 2 lobos, uma única artéria pulmonar grande e um único brônquio grande central, enquanto as veias pulmonares também ficam na periferia. Essas diferenças tão evidentes nos livros e atlas mas tão complexas na prática. Na terceira prova prática, esqueci das luvas, eram 25 peças, e lá pelas tantas, lá estava ele (o pulmão). Cerca de trinta segundos para avaliar
em qual dos pulmões estava (se direito ou esquerdo) e que bendita parte era aquela que estava enfiado o alfinete. Nos primeiros 15 segundos consegui identificar que era o direito, mas ainda estava em dúvida se era artéria pulmonar ou brônquio. Então vendo que o Professor Savalla (codinome em homenagem
ao Palhaço Carequinha
- http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Savalla_Gomes) estava prestes a dizer "roda", palavra chave para mudarmos de peça, em um ato de desespero para identificar o que estava alfinetado eu enfiei os dedos e pude, finalmente, perceber que a parte da peça era uma "artéria pulmonar do pulmão direito" já que não era "durinho" como os brônquios os são.
A propósito, o Professor Savalla provavelmente será nosso professor novamente, para a infelicidade geral da nação..... Pense em alguém que não ensina absolutamente nada, nem nas aulas práticas, nem nas teóricas... e depois cobra TUDO...

Falando (mal) dos professores, temos também o Professor Pe. Quevedo de Bioética e Metodologia. Bem, algo não podemos negar: O cara é um gênio. Porém, contudo, entretanto e todavia.... "pegou" nojo e ódio da nossa turma e absolutamente (ferrou) dificultou ao máximo as avaliações e aulas ....
Outro professor que não colaborou nada para o aprendizado em aula foi o PROF. INHONHO, Bioquímica.
Se dependesse dele só saberíamos o que são sistema-tampão, carboidratos, lipídios e proteínas. Essa foi a "base" de bioquímica que tivemos.

Mais um, na verdade, uma para finalizar a lista dos maus professores, a PROF. CrEUSA, com "r" e não Cleusa, com "l" que seria o mais comum. Tão sem graça quanto o nome, suas aulas de Atenção Básica não passaram de "enchessão de linguiça".


Não podemos esquecer do PROF. MARCIANO, que deu apenas 3 capítulos (20 páginas) durante todo o semestre....

Agora que as orelhas dos profs já estão quentes, vamos falar dos bons professores... na verdade temos um Excelente professor de Anato, o PROFESSOR DRÁUZIO (codinome em homenagem a Dráuzio Varella - http://pt.wikipedia.org/wiki/Drauzio_Varella), além da experiência ele tem a didática e paciência de explicar mil vezes a mesma coisa, se for necessário. Também o PROF. MARGARIDA (codinome inspirado no Juiz Margarida) é um bom professor.


Enfim, apenas do livro "Anatomia orientada para clínica", de Keith Moore (a propósito, excelente livro, explicativo, bem fácil de aprender) foram exatamente 443 páginas.Isso mesmo, quatrocentos e quarenta e três páginas. Confesso que quando peguei o livro na biblioteca pela primeira vez, achei que ele iria me acompanhar nos seis anos do curso. Para minha surpresa, chegamos na metade dele. E o restante da matéria (pescoço, cabeça, membros superiores e inferiores ) serão para o próximo semestre, isto é, até novembro. Apavorante, não? Sendo que teremos umas matérias cabulosas como, a famigerada Neuroanatomia,que já está fazendo eu perder o sono.


Neste primeiro semestre, vários dos meus cinquenta colegas desistiram, alguns transferiram (graças)e outros ainda ficaram em dp, principalmente em Anato. Muitos colegas brigaram, ficaram e ainda formaram as chamadas "panelas" e comigo não poderia ser diferente. Os membros do meu grupo serão apresentados aos poucos, um a um, cada qual com suas características especiais. Estou muito feliz com eles. A princípio irei chamá-los de "Quinteto Fantástico", pois cada um tem um "poder" específico, igual ao filme. Ainda estou pensando nos codinomes de cada um... portanto aguardem.
Bem, até a próxima.

Haaa.. ia esquecendo...

"QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA."






7 comentários:

  1. Amei seu blog! Serei leitora assídua! Estou aguardando novos posts. Um bjooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. no primeiro semestre vcs fazem muitos seminários?

    ResponderExcluir
  3. wow! nunca pensei que fosse tão complicado. eu quero seguir medicina, e tenho excelentes notas. mas também não quero passar todo esse tempo estudando apenas. quero ter tempo para ter uma boa vida social...

    quanto ao blog, gosto muito!

    ResponderExcluir
  4. amei seu blog, estou bem curiosa sobre esse assunto, meu filho de 16 anos quer fazer medicina, estou um pouco receosa, pois ele não é muito de estudar, mas de repente surgiu esse interesse em medicina e quero apoiá-lo...

    ResponderExcluir
  5. Vocês estudam em tempo integral nos 4 primeiros semestres??

    ResponderExcluir
  6. Então Bismark.. tem aula sempre em dois turnos... ou manhã e tarde.. ou tarde e noite... depende do horário... daí no tempo que sobra tem que estudar.... mas é bem tranquilo... sem pânico.. se não deixar a matéria acumular consegue tranquilamente passar em todas...valeu

    ResponderExcluir